SP | O pensamento de Patricia Hill Collins, com Carla Akotirene e mediação de Dulci Lima

data: 28.10.2019 hora: 19:00 local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar Bela Vista - São Paulo.

Abordagem sobre o pensamento da socióloga Patricia Hill Collins, primeira mulher negra a presidir a Associação Americana de Sociologia e uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos.

 

A palestra faz parte de um ciclo de encontros mensais e independentes, que acontecem ao longo do segundo semestre, dedicados a difundir o pensamento de mulheres negras que estruturaram a história do feminismo no Brasil e nos Estados Unidos, que tem a parceria do Sesc São Paulo, por meio de seu Centro de Pesquisa e Formação, e Editora Boitempo.

 

Com Carla Akotirene, mestra e doutoranda em Estudos sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como docente do Bacharelado de Gênero e Diversidade da referida universidade lecionando Gênero e relações raciais, Gênero e interseccionalidade, Introdução aos estudos de gênero e Raça e cultura. Atualmente coordena a Opará Saberes, curso de extensão que visa preparar candidaturas negras ao ingresso no mestrado e doutorado em universidades públicas, concentra estudos sobre encarceramento de mulheres negras. É Assistente social no município de Salvador, em Pronto Atendimento às mulheres vítimas de violências. Autora do livro "O que é interseccionalidade?" (Letramento, 2018) da Coleção Feminismos Plurais, sob a coordenação da filósofa Djamila Ribeiro.

 

Mediação: Dulci Lima é doutoranda em Ciências Humanas e Sociais na UFABC com a pesquisa "Conectad@s: O Feminismo Negro na Era da Sociedade da Informação". Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Bacharel em História pela USP. Integra o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFABC. Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

 

Inscrições abertas em breve no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc – SP.
Link: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/o-pensamento-de-patricia-hill-collins